domingo, 12 de janeiro de 2020

Abre olhos


Surpresa na primeira jornada da fase final, com a primeira derrota da época para a Adira. A margem de manobra é agora nula, para esta equipa da Adira que passa assim para o ultimo lugar, mas que ainda pode perfeitamente ser campeã, embora já não dependa apenas de si.


1ª jornada da segunda fase Liga Empresarial 2019/20
7 de Janeiro de 2020, 22 horas

Fernando Pinto Catão, 3
G. D. Adira, 1

Pavilhão da Escola do Cerco do Porto

G. D. Adira – César; Tony, Pedro e Adelino; Cunha [cap].
Jogaram ainda: Sérgio, Gaiato (1) e Camarinha.
Tr: Tózé Ribeiro


Ao intervalo: 2-0
Marcha do marcador: 2-0; 2-1; 3-1


É diferente escrever sobre um jogo que ganhamos ou sobre um jogo que perdemos. Totalmente diferente. Custa a digerir um resultado assim quando nada o fazia esperar. Nos três jogos anteriores, ganhamos sempre a esta equipa.
Nesta época ainda não tínhamos experimentado o sabor amargo da derrota e talvez nos sentíssemos imbatíveis…

Mas no desporto não há imbatíveis. Todas as equipas mais cedo ou mais tarde acabam por perder. Mais custoso do que perder, é perceber e aceitar que perdemos bem, “sem espinhas”. Se na primeira volta tivemos três resultados “negativos” (três empates), em todo esses sentimos que podíamos e devíamos ter ganho os jogos. Fomos superiores em todos eles, mas acabamos por empatar por esta ou por outra razão, mas a haver justiça… teríamos ganho os três.

Aqui foi um bocado diferente. Quem pode dizer que não perdemos “bem”?
Não é que não tenhamos feito por conseguir outro resultado. Claro que o fizemos e claro que podíamos ter empatado ou até ganho o jogo. Fizemos o suficiente para isso, mas do outro lado também está uma equipa e o Catão foi superior. Superior porque soube aproveitar e ser eficaz.

O Catão fez um jogo pragmático! Dos oito elementos disponíveis, só seis foram efectivamente utilizados, o que mostra o compromisso que a equipa tem com a vontade de vencer. Com esta vitória não só saltou para o primeiro lugar, como mostrou que quer… e tem nível para vencer o campeonato.

Quanto ao jogo, não diria que entramos mal, mas o primeiro golo, numa quadra tão pequena e com a Adira desinspirada, é quase decisivo. César podia ter feito melhor. A bola é forte sem duvida, mas entra no meio da baliza.

O segundo golo tem culpas repartidas entre Tony e César. A Adira caiu no erro da “defesa em linha” e acabou por se abrir uma clareira entre o ultimo defesa e a área. Depois foi uma questão de eficácia.

A Adira procurou insistentemente o golo, mas só aos 30 minutos lá chegou e logo no minutos seguinte veio o golpe fatal. Jogada precedida de falta que acabou por ter influencia no resultado. Sergio entra pela esquerda e à entrada da área, quando se prepara para chutar, é empurrado e perde a bola. No contra golpe, dois para um e golo para o Catão.

Ainda faltava 9 minutos mas a Adira não conseguiu marcar mais, nem com o guarda redes avançado. Não por falta de oportunidades, pois inclusive atirou ao poste, mas por desinspiração colectiva, associada ao mérito do guardião contrário.

A Liga está em aberto. Catão e A400 tem 12 pontos, enquanto Blip e Adira tem 11. Qualquer equipa pode ser campeã, mas a Adira é a única que já não depende só de si. Cabe à Adira vencer os dois jogos que faltam, mas isso só não garante a vitória final.
Vamos à luta!!



O “filme” dos golos ao minuto

3m                1-0     Canto para o Catão. A bola acaba por sobrar para Cláudio, que três metros à frente do meio campo, dispara um míssil.

10m              2-0     Ataque da Adira travado pelo guardião do Catão. Rápido contra-ataque então com o guarda redes, pelo ar a meter a bola na frente. Carlos Silva ganha na corrida a Tony e perante a saída atrasada de César, nem sequer precisou de controlar a bola, atirando para a baliza, fora do alcance do guardião.


30m              2-1     Abertura de Adelino para Tony e este entrega no meio da área, com Gaiato a pentear e a chutar.

31m              3-1     Contra-ataque após perda de bola no ataque. De 3 para 2 a bola chega até Carlos Silva que faz o golo.



Homem do Jogo

Adelino Silva – 6


Outros destaques

Todos nota 6

Sem comentários:

Enviar um comentário