sábado, 4 de novembro de 2017

Adira tinha obrigação de vencer

… mas a Banda tocou “outra música”




1ª jornada da Superliga Futsal
30 de Outubro de 2017, 22 horas

G. D. Adira, 2
Banda S. C. Rio Tinto, 3

Pavilhão do CDUP, no Porto

G. D. Adira – Alberto; Hugo, Tony [cap.] e Adelino; Rui.
Jogaram ainda: Miranda e Gilberto.
Tr: José Cunha

Ao intervalo: 1-1
Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 1-2; 2-2; 2-3




A Adira apresentou-se muito desfalcada nesta primeira jornada, mas perante essa adversidade, atrevo-me a dizer que não conseguiria arranjar melhor adversário, mesmo que escolhesse.
Estamos em crer que esta equipa da Banda será provavelmente a mais acessível da Liga. Por isso mesmo e apesar de desfalcado a Adira tinha obrigação de vencer.
Não o conseguiu porque teve fraco aproveitamento no ataque… e claro está, tantos erros defensivos pagam-se caros.

Foi a Banda quem marcou primeiro, por volta dos 10 minutos, mas antes disso já a Adira dispusera de algumas oportunidades. A mais flagrante com Rui a receber na área, mas perante a saída rápida do guardião, não conseguiu tirar-lhe a bola do caminho.

O golo da Banda nasceu de um erro. Aliás, todos os golos da Banda tiveram mais demérito da Adira do que mérito dos homens de Rio Tinto.
O primeiro é um golo de cabeça, quase junto ao poste, numa fífia de Alberto…

A Adira empatou passados longos minutos, depois de brilhante assistência de Rui, após incursão pelo meio dos adversários.



O “Grupo Desportivo” voltou a entrar entusiasmado para a segunda parte, mas nunca conseguiu fazer jus ao maior caudal ofensivo, enquanto na retaguarda e com o jogo “partido” a equipa estremecia, sempre que os contrários apareciam em contra ataque. Era uma questão de tempo até aparecer um golo, só faltava saber para que lado…

Acabou por ser a Banda a adiantar-se outra vez. Desta feita num canto “curto” em que o jogador recebe a bola e consegue mete-la ao segundo poste, perante a fraca oposição que lhe foi feita e com Tony no coração da área a “ver a Banda tocar”.

Desta vez a Adira conseguiu o empate passados escassos minutos, novamente com Rui a ter a maior fatia do mérito, mas ainda antes disso, Adelino falhou um penalty que ele próprio sofreu. A bola ia bem colocada, demasiadamente bem colocada. Tão “colocada” e forte que esbarrou no poste e ninguém a conseguiu segurar…

Após novo empate ainda havia oito minutos para jogar e a Adira “tinha” de vencer o jogo. No banco, Cunha não quis tirar ninguém da equipa que lhe dava mais garantias…

A Adira empurrava mas não tinha sucesso. Era mais coração que cabeça e o cansaço também não ajudava.
No último minuto deu-se o “golpe de teatro”, com Tony (capitão nesta partida) a perder a bola em local proibido e a permitir que a Banda de Rio Tinto conseguisse três pontos que dificilmente conseguirá repetir.




O “filme” dos golos ao minuto

10m             0-1     Canto largo do lado direito, em volley para a esquerda. Rui Pereira recebe a bola e mete-a por alto. Chico salta e bate Alberto que sai em falso, com um chapelito de cabeça.

17m             1-1     Rui rompe pelo meio, finta um adversário e assiste Tony na meia esquerda da entrada de área. Tony remata de primeira, fazendo a bola entrar junto à barra.


29m             1-2     Canto do lado direito. Alexandre recebe, entra na área e mete a bola entre Alberto e Tony, com Rui Pereira a aparecer sozinho nas costas de Tony, para fazer um golo fácil.

32m             2-2     No meio Tony toca para Rui na direita. Este foge até à linha e mete a bola tensa na boca da baliza, com Hugo a encostar para o golo.

39m             2-3     Perda de bola de Hugo na direita do ataque. Alexandre vai sozinho para cima de Tony, tenta fitar para o meio, mas Tony consegue o corte. Com a bola a fugir para a linha lateral, Tony recupera-a e tenta sair a jogar, mas desta vez é Alexandre quem lhe rouba a bola e assiste um colega. Com Hugo pela frente, Rui Pereira II tira-o do caminho com uma finta de corpo e bate Alberto com remate rasteiro.





Notas

Tony – 4
Alberto, Miranda e Gilberto – 5
Adelino e Hugo – 6
Rui - 7


Homem do Jogo

Rui Rodrigues – 7

É o atleta com mais confiança e que se apresenta em melhor forma neste momento. Não esteve bem na finalização, mas são dele as duas assistências para os golos.


Outros destaques

Tony esteve no melhor e no pior. Se por um lado marcou o primeiro golo e serviu bem Rui (que não conseguiu marcar na cara do guardião) e Adelino (que sofreu penalty), por outro lado teve duas falhas tremendas no segundo e terceiro golos da Banda e fica irremediavelmente ligado a este resultado.

Adelino fez um bom jogo no geral, ganhando sempre no um-para-um, mas não esteve bem na finalização, falhando inclusive um penalty…

Ainda assim foi escolhido pela Liga como melhor em campo.

Sem comentários:

Enviar um comentário