segunda-feira, 30 de abril de 2018

Empate com sabor a vitória




Reviravolta e emoção a rodos na Taça. Adira esteve com um pé de fora, mas conseguiu o empate no último minuto e a passagem nos penalties.


Oitavos de Final da Taça
16 de Abril de 2018, 22 horas

Romariz F. C., 3
G. D. Adira, 3
* 2-3 nos penalties

Pavilhão do CDUP, no Porto

G. D. Adira – Alberto; Ricardo, Hugo, Adelino e Sérgio.
Jogaram ainda: Tony [cap.], Rui e Bruno.
Suplente não utilizado: Davide [GR]
Tr: Joaquim Miranda
Disciplina: amarelo ao Bruno por falta; amarelo ao Ricardo não se sabe bem porquê…

Ao intervalo: 2-1
Marcha do marcador: 0-1; 3-1; 3-3




Não sabemos se foi um grande jogo. Foi-o em emoção seguramente, mas não foi dos mais bem disputados.
Com um bom plantel presente, num desses raros momentos em que estamos perto da máxima força, Miranda optou por uma equipa de tracção traseira, mas apostada no ataque, ainda que sem ter um pivot fixo lá na frente. No banco, com muita qualidade, havia soluções diferentes, para testar ao longo da partida. A Adira saiu na frente, com um golo cedo, mas o jogo não se tornou mais fácil por isso. Foi sempre muito equilibrado e primeiro que aparecesse novo golo, passaram mais de 10 minutos.

Sérgio acabou por sair lesionado, ainda muito cedo e a equipa perdeu algum dinamismo no ataque. É mais ou menos evidente que a equipa ainda não está a jogar ao nível da época passada. Este foi apenas o terceiro jogo e será prematuro aventar explicações, mas ainda não foi desta que se viu a equipa a trocar a bola com a mestria demonstrada no final da ultima época.

Ainda assim a Adira permitiu a remontada ao adversário, em dois golpes inesperados e pouco merecidos. Aos 16 o Romariz empatou e aos 18 passou para a frente do marcador, sem que tivesse feito muito que o justificasse…



O segundo tempo começou no mesmo tom, com o Romariz a chegar ao terceiro golo, logo aos dois minutos, desta vez num erro claro da Adira. Mais de meia equipa ficou no ataque, a reclamar um canto, ao invés de correr atrás do adversário. Ficaram todos “a dormir”, à excepção de Adelino (e Alberto naturalmente), mas os dois não foram suficiente para evitar o golo.

A Adira reagiu rapidamente e reduziu, por Bruno numa bola parada. Lance que resultou de uma falta sofrida por Ricardo, mas com este a ver um amarelo na sequência da falta, não se percebendo se foi por protestos, ou por eventual “chega para lá” ao adversário.

Faltava ainda um quarto de hora e nesse período, assistiu-se a um “carregar” da Adira sobre a baliza contrária. Nem sempre bem ou com o melhor discernimento, os homens da Adira foram tentando. Uma vezes por inércia própria, outras por má decisão no último passe/remate e ainda outras por mérito do guardião contrário, no seu estilo pouco convencional, o certo é que a Adira não conseguia marcar.

Foi apenas no último minuto que Bruno bisou e levou a eliminatória para penalties.
Momento de catarse colectiva que só estaria completa se a Adira fosse bem-sucedida nos castigos máximos.

No “cara ou coroa” o Romariz teve oportunidade de escolher e o seu capitão optou por marcar primeiro. Alberto posicionou-se com confiança, mas nem chegou a tocar na bola. O próprio capitão atirou ao lado do poste, mas com Alberto a “adivinhar” o lado.
Adelino foi bater e fez o 0-1 com remate para cima, indefensável.

O Romariz empatou logo a seguir, mas na resposta Bruno bateu forte e deu nova vantagem à Adira.

Faltava um penalty para cada lado. Sapão converteu e a Adira ficou obrigada a marcar o ultimo penalty para passar à eliminatória seguinte…

Minutos antes, Tony (qual Ronaldo) dissera a Ricardo: “- tu, anda bater que tu bates bem”.
E assim foi. Ricardo, mais conhecido pelos colegas como “Pé Canhão”, não deixou os créditos em mãos alheias. Bateu forte e reclamou para a Adira um lugar na eliminatória seguinte. A Adira está assim nos quartos de final da Taça, não nas “meias” como erradamente anunciado, já que no “fim” vão se juntar as equipas apuradas da Superliga de sábado.

Esta é a primeira vez que a Adira passa `eliminatória seguinte da Taça…




O “filme” dos golos ao minuto

3m               0-1     Sérgio finta pela esquerda, ganha a linha e vai para a área. Remata à baliza e vê Piteiro ser mal batido, deixando passar a bola, num remate com pouco ângulo.

16m             1-1     Bola metida no pivot. Com Ricardo a cobrir Edson consegue puxar para o pé direito e rematar cruzado à meia volta.

18m             2-1     Alberto defende um primeiro remate de fora da área, mas a bola fica ali a “pingar” a um metro da baliza. Bruno Santos é o mais rápido a lá chegar, aplicando um pequeno chapéu a Alberto, que ainda se levantava.


22m             3-1     Enquanto os homens da Adira (excepto Adelino) ficam a pedir um canto a seu favor, o Romariz rapidamente faz um contra ataque em superioridade numérica. Adelino vai à ala para barrar a passagem de Edson, mas este mete a bola rapidamente no lado contrário. Alberto ainda sai da baliza para tentar interceptar, mas a bola passa tensa na sua frente e é Alex quem encosta de primeira ao segundo poste.

25m             3-2     Ricardo recebe a pivot e sofre falta quando tenta rodar. Na zona frontal da entrada da área, Bruno opta pelo remate poderoso por entre a barreira e o guardião.

39m             3-3     Adelino agarra a bola no meio campo. Descaído sobre a esquerda, faz a finta de corpo e corre pela ala, deixando o adversário para trás. Ao chegar à área faz um centro/remate que o guardião consegue rechaçar. A bola pára nos pés de Bruno que remata então forte.




Notas

Todos os atletas – 7


Homem do Jogo

Bruno Pereira

Difícil escolher o melhor em campo, num jogo em que todos estiveram bem e houve tanto equilíbrio. A distinção cabe ao Bruno pois marcou dois golos (incluindo o do empate) e ainda foi bater o segundo penalty.



Outros destaques

Uma pena Sergio ter-se lesionado. Estava a ser dos mais perigosos e seguramente ter-se-ia evitado os penalties se não tivesse de sair.

É raro acontecer, mas desta vez Adelino não marcou. Ainda assim a arrancada que dá origem ao último golo, é dele… e é mais que meio golo.

Sem comentários:

Enviar um comentário