domingo, 8 de abril de 2018

Um azar do Kralj



Adira esteve três vezes na frente do marcador, mas uma noite infeliz dos guardiões só permitiu trazer um ponto


2ª jornada da Superliga Semanal
2 de Abril de 2018, 22 horas

FC Joga Bonito, 5
G. D. Adira, 5

Pavilhão do CDUP, no Porto

G. D. Adira – Alberto; Tony [cap.], Hugo e Adelino; Bruno.
Jogaram ainda: Sérgio, Rui e Davide [GR]
Tr: Joaquim Miranda

Ao intervalo: 2-2
Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 1-2; 3-2; 3-3; 4-3; 4-5; 5-5




Todos os amantes do futebol nacional se lembram dele. Ivica Kralj, internacional montenegrino que defendeu a baliza do FC Porto no final da década de 90. Foi um dos que veio para fazer esquecer o Vítor Baia… mas aquilo que nunca mais esqueceremos, são os frangos que surgiam do nada e quando menos se esperava. A partir daí imortalizou-se a expressão “um azar do Kralj” (lê-se “crailh”), sempre que aparece uma daquelas frangalhadas monumentais.

E isto vem a propósito de quê?!?!?
Nem sei muito bem, mas por acaso o nosso guardião e atleta do ano, Alberto Anjos, falhou a primeira jornada por estar em serviço pela empresa na Croácia.
A Croácia que fica logo ali ao lado da Sérvia e… Montenegro. Terá sido contagiado com alguma virose típica daquela zona? É que esta foi mesmo uma daquelas exibições do “crailh”. Prometeu uma grande noite com intervenções seguras e decisivas a abrir, para logo depois meter duas ou três argoladas que comprometeram os três pontos. Azar…

Mas falar apenas de Alberto é redutor. Davide não esteve melhor e a equipa no geral não fez um grande jogo. Foi uma exibição apenas “q.b.”. Perante um adversário perfeitamente acessível como este, tínhamos obrigação de ganhar e garantir os três pontos, independentemente de um ou outro erro. O piso escorregadio ajuda a desculpar a exibição modesta e as notas individuais, no geral, até foram aumentadas um valor, também por isso.


A Adira marcou muito cedo. Combinação do mais simples que há, tal como vem escrito nos compêndios do desporto.
O jogo até parecia controlado nessa fase e a vantagem durou 7 minutos, mas num erro defensivo veio o empate.
A Adira era melhor e parecia ser apenas uma questão de tempo até voltar para a frente do marcador, tal como aconteceu. A nova vantagem já só durou três minutos, já que num lance de infortúnio mas também alguma aselhice, apareceu novo empate. E assim se foi para intervalo, com um empate a dois golos que sabia a pouco…


Logo aos dois minutos do segundo tempo, o “Joga Bonito” passou pela primeira vez para a frente. Davide não conseguiu parar o remate e alguns minutos depois, não conseguiu também evitar uma lesão, após pancada que levou na perna. Acabou por ser substituído por Alberto, que voltou para a baliza.

Atrás do prejuízo, a Adira precisou de seis minutos para voltar a empatar, mas logo depois sofreu novo golo.
Apareceu então Serginho em dois minutos, a dar o empate e a colocar a Adira, pela terceira vez na frente. Esperava-se que desta vez seria a valer.
No total a Adira esteve 14 minutos a vencer o jogo, divididos em três períodos de 7, 3 e 4 minutos. Ainda assim não conseguiu levar os três pontos para Canelas, já que o Joga Bonito conseguiu novo empate a dois minutos do fim.

Mais sorte para a próxima, mas pelo que foi dado ver, este adversário será dos mais acessíveis e se não ganhamos a este…
É caso para dizer que o Joga Bonito ganhou um ponto, ao passo que a Adira perdeu dois.


 A equipa da 1ª jornada
Em cima: Davide, Hugo, Miranda, Bruno e Adelino
Em baixo: Cunha, Tony, Rui e Pedro



O “filme” dos golos ao minuto

2m               0-1     Triangulação simples no meio campo entre Adelino e Bruno, deixou Adelino com meio campo para correr e fazer o golo à saída do guardião.

9m               1-1     Bola metida por alto para a área. Bruno encolhe-se na expectativa da intervenção de Alberto e Gonçalo dá de cabeça. A bola ainda passa fugazmente pelas mãos de Alberto que não consegue segurar.

14m             1-2     Bruno entrega para Sérgio seguir pela esquerda. À entrada da área remata de bico.

17m             2-2     Bola que parece controlada pela defensiva da Adira, só que Bruno escorrega quando vai aliviar. A bola ainda sobra para Sérgio que tenta sair a jogar, mas Eduardo rouba-lhe a bola e remata rasteiro.


22m             3-2     Contra ataque e remate forte de Ruben ainda de muito longe da área. Davide é traído pelas luzes do pavilhão e deixa a bola passar-lhe ao lado.

28m             3-3     Canto na direita. Sérgio recebe a bola, mete para Hugo na frente da baliza. Com um adversário entre ele e a baliza, Hugo levanta a bola com um toque e faz o golo em gesto acrobático, à meia volta.

30m             4-3     Bola directa do guardião para a ala direita do ataque. Gonçalo deixa a bola bater e perante a aproximação de Sérgio, opta pelo remate de pronto, quase em desespero de causa. A bola passa como um foguete por Alberto que saíra da baliza para cobrir.

32m             4-4     Adelino ganha na ala esquerda e vai à linha de fundo para cruzar. Sérgio manda-se de carrinho e consegue desviar a bola para a baliza.

34m             4-5     Bola bombeada para a frente. O guardião sai da área para cortar e a bola acaba sobrando para Sérgio. Após se apoderar da bola e apanhando o guardião em contrapé a recuar para a baliza, Sérgio chuta de bico fazendo a bola entrar junto ao poste.  

38m             5-5     Golo de Eduardo num remate em zona frontal.


 


Notas

Alberto e Davide – 4
Hugo, Tony, Adelino, Bruno e Rui – 7
Sérgio – 8


Homem do Jogo

Sérgio Guimarães

Três golos e uma assistência. Nem se pode pedir tanto a um atleta que estava fisicamente limitado para esta partida. O piso escorregadio não ajudou, mas Serginho fez a diferença e merecia bem mais que o empate.


Outros destaques

Noite negra de Alberto. Se noutros jogos deu pontos à equipa, neste deu ao adversário. Até começou bem a partida mas borrou a pintura com o primeiro golo e depois podia ter feito bem melhor no quarto e quinto golos sofridos. Melhores dias virão…

Davide não esteve melhor que o seu companheiro de posição. Esteve pouquíssimos minutos em campo, devido a uma lesão na perna, mas quando foi chamado a intervir… falhou!

Hugo marcou um belíssimo golo, mas continua a movimentar-se num espaço reduzido. Está a precisar de se mexer mais e procurar aparecer mais vezes na área de decisões, tal como fez no golo.

1 comentário: