sexta-feira, 19 de abril de 2019

Gelados



Para o segundo jogo (terceira jornada), a Adira encontrou o primeiro classificado, por força da circunstância de a Chilltek ter já um jogo a mais realizado. O líder pareceu ser uma equipa acessível, mas uma grande exibição do seu guardião, aliado a uma noite de menor acerto dos homens de Canelas, levou à perda de três pontos para a Adira e a sensação de ter levado com um balde de água fria.


3ª jornada da Liga Primavera 2019
15 de Abril de 2019, 21,20 horas

G. D. Adira, 2
Chilltek Cold Engineering, 3

Pavilhão da Esc. EB 2/3 do Viso

G. D. Adira – Rui Bus; Tony [cap], Pedro e Adelino (1); Bruno.
Jogaram ainda: Sérgio (1), Rui, Camarinha e Diogo.
Tr: Joaquim Miranda
Disciplina: amarelos a Pedro e Adelino por faltas duras

Ao intervalo: 0-2
Marcha do marcador: 0-2; 1-2; 1-3; 2-3


A Chilltek fez jus ao nome e “arrefeceu” as expectativas dos homens da Adira. Depois de um empate a 5 golos e uma vitória tangencial por 4-3, ninguém esperaria que a estrela desta empresa de refrigeração, fosse o guarda redes.
Ou isso, ou foi uma noite de sonho para o guardião Ricardo Monteiro, que apenas sofreu dois golos e salvou imensas bolas de golo (certo).

Dizer que a Adira subestimou a Chilltek, ou até que deu uma parte de avanço ao adversário, parece-me exagerado. A verdade é que a Adira mostrou ter mais argumentos logo de inicio e como consequência disso acabou por tomar as rédeas do jogo. Está bem que não é esse o ADN da equipa, que se sente mais confortável a defender no seu meio campo e a sair em contra ataque, mas nestes jogos não dá para ficar assim. Quando é superior tem de ser a Adira “a mandar”.
E tudo correria “bem” se o jogo tomasse o rumo normal e as bolas fossem entrando. Mas não entraram. Rui ficou a queixar-se de penalty, Adelino atirou ao poste… e o guardião defendeu tudo.

Aproveitou a Chilltek no contragolpe, fazendo dois golos de rajada nos últimos minutos da primeira parte.


Reagiu bem a Adira no segundo tempo, apesar do guardião continuar em alta. Diria que só deu Adira na etapa complementar, mas não foi fácil chegar ao golo. A liga registou o 1-2 aos 24 minutos. Fiquei com a sensação que foi bastante mais tarde, mas seja como for, já antes disso Sérgio tinha desperdiçado oportunidade de ouro, ao deixar-se antecipar pela rapidez do guardião que lhe tapou a baliza.
Na baliza da Adira, Rui Bus só tinha de mostrar atenção para resolver uma bola ou outra que ali chegava. Foram praticamente 20 minutos de sentido único, mas o golo demorava a aparecer.

Acabou por ser Adelino a marcar, num lance que até parecia perdido, mas depois desse golo, voltou-se a falhar muito.
Diogo entrou e teve logo oportunidade de ouro, mas pressionado pela rápida saída do guardião, foi “obrigado” a atirar por cima.

Dava a sensação que o empate poderia surgir ao “virar da esquina”. Parecia uma questão de tempo, mas então surgiu a maior falha de todas. Num canto o guardião da Adira subiu ao meio campo contrário. Recebeu a bola no meio e perante a brecha que se abriu no meio foi avançando, mas quando parecia que ia fuzilar a baliza, hesitou e acabou por ver a bola roubada. Nesse lance surgiu o 1-3.

Faltavam cinco minutos e a Adira não desistiu. Apenas dois minutos volvidos e Sérgio voltou a reduzir.
Continuou o ataque à área contrária e apesar das oportunidades a Adira não chegou ao empate. A ultima e mais flagrante foi de Bruno, mas a bola passou-lhe pelo meio das pernas sem que este conseguisse dar-lhe a direção da baliza.

Balde de água muito fria, ou gelada mesmo, para a Adira. A derrota é um “abre olhos” mas a equipa merecia pelo menos um ponto…




O “filme” dos golos ao minuto

17m              0-1     Canto mal-executado pela Adira. Os homens da Chilltek apanham a bola e partem em contra-ataque, com apenas um adversário pela frente que é logo batido no meio campo. Com dois para o guardião, acaba por ser Joel a fazer um golo fácil.

19m              0-2     Mais um contra-ataque mortífero após perde de bola no ataque da Adira. Desta vez é Tiago a fazer o golo depois de ultrapassado o guardião.


24m              1-2     Na entrada da área, Sérgio faz um passe em esforço e consegue isolar Adelino, que apesar de estar muito descaído para a esquerda e sem ângulo, conseguiu bater o guardião.

35m              1-3     Jogada de cinco para quatro. Rui Bus sobe ao meio campo e recebe a bola no meio. Com os adversários mais preocupados com o passe do que com o portador da bola, o guardião avançou, mas congelou na altura do remate e perdeu a bola. Marcou Tiago com a baliza deserta.

37m              2-3     Passe de pedro na ala. Sérgio recebe na frente da área e chuta de bico.



Homem do Jogo

Sérgio Guimarães – 6

Pareceu sempre o mais esclarecido, mas também a ele o jogo não correu de feição. Logo no inicio da segunda parte, teve nos pés o primeiro golo da Adira. Ninguém acreditou que não marcasse… excepto o guardião contrário.
Ainda assim, não baixou a cabeça e continuou a tentar. Fez a assistência para Adelino reduzir e ainda fez ele próprio o 2-3, mas já não deu para mais.
A eleição para o cinco ideal da jornada parece exagerada, mas é um reconhecimento da luta e vontade que demonstrou.


Também em destaque

Bruno Pereira – 5

Não esteve ao nível do primeiro jogo. Não conseguiu segurar nenhuma bola na frente e na altura das decisões, no ultimo minuto e completamente sozinho na área, falhou o remate que daria o empate a 3 golos.


Outras notas

Rui Bus, Rui, Camarinha e Diogo – 5
Pedro, Tony e Adelino – 6

Sem comentários:

Enviar um comentário