sábado, 13 de maio de 2017

Precipitados



Vitória demasiado sofrida, para o valor do adversário


2ª jornada da Superliga Futsal
6 de Maio de 2017, 18 horas


G. D. Adira, 4
Laranja Mecânica, 3

Pavilhão do CDUP, no Porto

G. D. Adira – Alberto; Hugo, Pedro e Ricardo; Tony.
Jogaram ainda: Adelino, Filipe, Balu, Gilberto e Cunha [cap].
Tr: Sérgio Guimarães
Disciplina: Gilberto (amarelo por agarrar)

Ao intervalo: 2-1
Marcha do marcador: 0-1; 2-1; 2-2; 4-2; 4-3



Para o segundo jogo na Liga e perante a ausência de Miranda, foi Serginho a orientar a equipa. Cumpriu com o prometido, dando minutos de jogo a todos os atletas, mas deve-se ter sentido “traído” pelos seus jogadores, que não estiveram à altura, deixando uma imagem pálida…

Pedro fez um grande jogo na estreia e mereceu a entrada no “cinco”, por troca com Filipe. Também Tony entrou de início, mas no lugar de Adelino que chegou em cima da hora do jogo.

A Laranja é uma equipa “limitada”, sem grandes argumentos colectivos ou individuais. Caberia à Adira tornar o jogo “fácil”… ou complicar. Nestes casos, o mais difícil por vezes é mesmo jogar futsal e foi nesse erro que os homens da Adira caíram. Não tiveram o mínimo de paciência para articular jogadas com princípio, meio e fim, querendo quase sempre passar para o fim, o golo.



Por norma, os homens da Adira faziam dois passes atrás e queriam logo ir por lá fora, até à baliza. Tudo muito previsível, sem critério ou paciência e foi aí que as coisas se complicaram.

Conforme a Adira atacava mal, acabava por perder a bola e sofrer contra ataques, quase sempre em inferioridade numérica, ou com a defesa toda descompensada. Acabou por não se estranhar que a Laranja Mecânica inaugurasse o marcador, sendo estranha apenas a forma como o fez. Num livre de longe em que Alberto terá sido talvez enganado pelos jogadores que lhe passaram à frente…

Adelino foi o primeiro a sair do banco e fez logo a diferença, empatando a partida.

Depois só a um minuto do intervalo é que a Adira chegou à vantagem. Adelino a bisar após triangulação, como mandam as regras, com Filipe. Simples, mas poucas vezes posto em prática pela Adira, que nunca teve muita paciência na quadra, para desmontar o frágil esquema contrário.


Aos seis minutos do segundo tempo, apareceu novo empate, numa jogada atípica neste jogo e que não é admissível perante um adversário deste calibre. Com toda a gente da Adira no seu meio campo defensivo, parece impossível verificar como é que os laranjas conseguiram superiorizar-se e chegar ao golo.

Destaque então para a pronta reacção da Adira com Adelino a fazer o seu hat-trick e provavelmente o melhor golo da jornada.

Neste segundo tempo já se notou alguma melhoria no jogo da Adira, pelo menos não permitindo tantos contra-ataques como na primeira parte e muito provavelmente por já estar em vantagem no marcador.

A três minutos do fim Ricardo fez o 4-2. Este deveria ser o golo da tranquilidade mas logo a seguir, num canto para a Adira, apareceu o golo da Laranja Mecânica, o que fez com que os últimos dois minutos, deste jogo que deveria ser uma vitória tranquila, ainda fossem de algum desassossego.

Ainda assim, foi uma vitória totalmente justa, embora muito mais sofrida do que o que deveria ter sido e a Adira está em primeiro lugar na classificação.
Agora é que começam os verdadeiros testes… na próxima semana já contra o campeão “Manga Tropical”.




O “filme” dos golos ao minuto

7m               0-1     Livre em zona frontal, ainda muito longe da baliza. A bola é batida rasteira por Melo. Não sai muito forte, mas Alberto é surpreendido e deixa a bola passar pelo meio da baliza.

9m               1-1     Falta sobre Adelino à entrada da área, em zona frontal. Pedro toca para o lado e Adelino entra na área e bate o guardião.

19m             1-2     Adelino pela esquerda, combina com Filipe que está dentro da área e este devolve para Adelino marcar.




26m             2-2     Chaballa passa por Cunha no meio campo, ficando em situação de superioridade numérica. Já perto da área, assiste Henrique para o empate.

27m             3-2     Passe de Pedro por alto para o ataque. Quase na linha de fundo Hugo faz um passe espectacular com o peito, para a entrada da área, onde aparece Adelino de forma não menos espectacular a rematar de primeira, ao ângulo superior direito.

37m             4-2     Slalom de Ricardo do meio para a esquerda, com remate cruzado para o golo.

38m             4-3     Canto do lado esquerdo do ataque da Adira. Filipe faz a simulação e deixa para Gilberto bater, mas a bola bate nas costas de um defesa. Rapidamente os “laranjas” conseguem sair em contra ataque e em situação de dois para um, é Melo a marcar sem hipóteses para Alberto.




Homem do Jogo

Adelino Silva – 8

O único que esteve (mais ou menos) ao seu nível. Fez um hat-trick (o ultimo dos quais um golo belíssimo) e foi sem dúvida o maior responsável pela vitória.



Em destaque

Alberto Anjos – 5

Muito mal batido no primeiro golo. Redimiu-se logo depois com duas ou três intervenções aos pés do adversário, a colocar o ponto final em contra-ataques perigosíssimos, mas acabou por não conseguir fazer a diferença. Não era um jogo para sofrer três golos, mais aí só teve “meia culpa”…



Outras notas

Tony, Filipe, Balu, Gilberto e Cunha – 5
Pedro, Ricardo e Hugo – 6

Sem comentários:

Enviar um comentário