quinta-feira, 4 de maio de 2017

Suado sabe melhor


Estreia com vitória tangencial sobre o terceiro classificado da época passada

1ª jornada da Superliga Futsal
29 de Abril de 2017, 20,30 horas

G. D. Adira, 4
União Fânzerense, 3

Pavilhão do CDUP, no Porto

G. D. Adira – Alberto; Hugo, Ricardo e Filipe; Adelino.
Jogaram ainda: Tony, Pedro, Balu e Cunha [cap].
Tr: Joaquim Miranda

Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 1-2; 3-2; 3-3; 4-3




Estreia em competição da equipa da Adira. É sempre um momento carregado de alguma ansiedade, mas mal a bola começou a rolar isso dissipou-se.

Nove foram os convocados pelo mister Miranda. Entre as ausências, destaque para Serginho, o mais experiente do plantel, a recuperar de lesão muscular.
Miranda surpreendeu com a colocação de Adelino a pivot e a inclusão de Filipe no cinco inicial. Ele que só tinha estado em dois treinos e sempre como guarda redes…


A exibição não foi excelente, nem perto disso. Também dificilmente seria num primeiro jogo, com toda a carga emocional que isso acarreta. Apesar disso a equipa “portou-se” bem no geral. Procurou defender bem (nem sempre conseguiu) e atacar o melhor possível. Era importante não perder na estreia, mas o jogo “mostrou-se” logo equilibrado e seria disputado taco a taco até ao fim.

Os homens de Fânzeres marcaram primeiro, a meio da primeira parte. Os da Adira não se deixaram abater e conseguiram o empate pouco depois, num golo pleno de oportunidade de Tony.
O empate ao intervalo era justo…


No recomeço o União voltou a adiantar-se no marcador, mas a Adira voltou a responder bem ao desaire, empatando pouco depois por Adelino. Uma boa triangulação com Hugo, num movimento simples mas muito eficaz.

Depois veio o golo de Pedro, após combinação rápida com Adelino e a Adira passava pela primeira vez para a frente. Estava feito o mais difícil…

Faltavam cerca de 8 minutos. Interessava manter a vantagem e quiçá amplia-la, mas de um pequeno erro na área, nasceu novo empate.

Nos últimos minutos o jogo podia cair para qualquer um dos lados. Felizmente caiu para o lado da Adira que mostrou mais vontade no fim do jogo. Tudo nasceu de uma arrancada de Filipe pelo meio, que não deu golo à primeira (Filipe), ou à segunda (Ricardo), mas à terceira foi de vez, com Adelino a redimir-se do erro no golo do empate.

Foram três pontos “arrancados a ferro”, mas no geral uma vitória justa do “Desportivo”, num sempre complicado primeiro jogo.

Segue-se a “Laranja Mecânica” já no próximo sábado!



O “filme” dos golos

10m   0-1    Ataque de Adelino pela esquerda. O guardião defende o remate e a bola sobra na área. O primeiro a chegar lá é um fanzerense que de pronto mete a bola no ataque, apanhando a defensiva da Adira descompensada. Em dois para um, a União faz o golo.

14m   1-1    Pressão alta da Adira a provocar o erro. Balu intercepta um passe e fica em situação de dois para um com Tony. Ainda de longe, opta pelo remate que o guardião defende com dificuldade. A bola fica a “pingar” na área e Tony “ganha a corrida” ao guardião e ao defesa, empurrando-a para dentro da baliza.


21m   1-2    Na linha o homem da União consegue passar pelo meio de Hugo e Filipe e assiste o colega no coração da área.

23m   2-2    Lançamento lateral na direita. Triangulação entre Adelino e Hugo com Adelino a aparecer na área e a desfeitear o guardião.

33m   3-2    Lançamento no lado esquerdo, pouco à frente da linha intermédia. Pedro é rápido a tocar para Adelino e a fugir pela ala. Adelino mete-lhe a bola e Pedro faz o golo à entrada da área.

33m   3-3    Canto para a União. A bola é metida no meio, mas é rechaçada e sobe no ar. Adelino tenta controlar com o peito, mas a bola foge-lhe e acaba nos pés do adversário, que faz o golo.

36m   4-3    Contra-ataque rápido de Filipe pelo meio. O remate (de bico) é defendido pelo guardião e a bola regressa ao meio campo da Adira. Pedro apanha a bola e lança rapidamente para Filipe na extrema direita. Este deixa para Ricardo de frente para a baliza, mas o remate é desviado por um defesa e sobrevoa a área até ao lado esquerdo. Adelino aparece oportuno a emendar para a baliza.



Homem do Jogo

Pedro Duarte – 8

Entrou a meio da primeira parte e não mais saiu. Deu à equipa certeza e qualidade na troca de bola. Mostrou raça a defender e “ratice” na forma como combinou rapidamente com Adelino para fazer o golo que colocou a Adira pela primeira vez em vantagem na partida. Depois ainda foi ele a recuperar a bola e a lançar rapidamente o contra-ataque, no lance que daria o golo da vitória.



Em destaque

Adelino Silva – 8

Não esteve isento de erros (veja-se o 3-3), mas esteve em três dos quatro golos da ADIRA, o que mostra bem o seu peso na manobra ofensiva da equipa.


Outras notas

Ricardo, Balu e Cunha – 6
Alberto, Filipe, Hugo e Tony - 7

Sem comentários:

Enviar um comentário