segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Estreia de sonho


Vitoria no último minuto com hat trick do estreante Ricardo Couto


4ª jornada da Superliga Futsal
27 de Novembro de 2017, 23 horas

G. D. Adira, 3
Boca Seniores, 2

Pavilhão do CDUP, no Porto

G. D. Adira – Alberto; Sérgio, Tony e Adelino; Rui.
Jogaram ainda: Ricardo S., R. Couto e Cunha [cap.].
Tr: Joaquim Miranda

Ao intervalo: 2-2
Marcha do marcador: 0-1; 2-1; 2-2; 3-2



Terceiro jogo da época e o primeiro com três suplentes ao dispor do mister.
Regresso de Sérgio (directamente para o 5 inicial) e Ricardo Silva (há muito afastado por lesão), mais a estreia absoluta de Ricardo Couto… e que estreia, mas já lá vamos.

Hugo era um dos poucos totalistas desta equipa, desde que em em Abril o Grupo Desportivo se lançou nestas lides. Agora apenas Alberto e Adelino se podem gabar de ter estado em todos os 14 jogos disputados.

A Adira entrou menos cautelosa do que tem sido hábito. O facto de haver mais e melhores opções, dava outro ânimo e vontade à equipa, mas acabou por ser o adversário a “entrar” melhor, com golo aos cinco minutos.

Nada de extraordinário já que a Adira jogava bem e não demorou muito a empatar, já depois de efectuadas as primeiras substituições. Foi de resto um dos suplentes, Ricardo Couto, reforço de luxo vindo da Sonae, a fazer os golos da Adira. Rápido e com remate forte, fez o primeiro “apenas” a encostar, o segundo num belo remate em arco e o terceiro… o mais bonito, esse ficaria guardado para o final. Antes disso a Adira teve de penar.

Mal deu tempo para a Adira festejr a liderança no marcador. Logo no minuto seguinte, o “Boca Seniores” empatou a duas bolas, num lance que parecia não ter qualquer perigo. Depois disso a Adira foi sempre mais forte e mais perigosa, ma a bola não entrava. O empate persistiu durante quase meia hora.

Muito perto do final, Sérgio atirou a bola à barra e parecia que já não haveria alteração no marcador, mas Ricardo Couto voltou a sacar um coelho da cartola, colocando justiça no marcador.


Em três jogos a Adira tem duas vitórias e uma derrota, uma contabilidade em tudo igual à época passada, mas não podemos esquecer que já jogou contra as três equipas que vão no fundo da tabela e até perdeu com uma delas, pelo que o mais difícil ainda vem pela frente.

No próximo sábado defronta o “ADC Figueiras”, primeiro classificado só com vitórias, mas o encontro é para a Taça. Em caso de nova derrota ficará totalmente afastada da meia-final.





O “filme” dos golos ao minuto

5m               0-1     Canto para a Adira. Sérgio recebe em zona frontal e dispara de fora da área. A bola desvia num defesa e vai parar às mãos do guardião que rapidamente lança o contra-ataque. Em superioridade numérica, Diogo assiste Queirós que se limita a encostar ao segundo poste.

9m               1-1     Adelino ganha no um para um a meio campo e mete a bola na extrema direita. Sérgio de primeira, assiste tenso ao segundo poste, onde aparece Couto a encostar.

10m             1-2     Roubo de bola de Ricardo na ala esquerda. A bola sobra para Sérgio que corre dois metros e mete a bola na frente para a ala contrária. De primeira, Couto arranca um remate em jeito, com a bola a fazer um arco e a fugir do guardião que cai para o lado contrário. Golaço!

11m             2-2     Três homens na frente, mas muito espaço concedido e Diogo decide-se pelo remate à entrada da área. A bola vai entrar junto ao ângulo superior esquerdo.

39m             2-3     No meio, Ricardo levanta a bola para a frente. Couto recebe sozinho, a pivot, de costas para a baliza. Quando se esperava que deixasse a bola para o remate de um companheiro, Couto vira-se e remata à meia volta, com a bola a entrar de baixo para cima.




Notas

Alberto, Rui e Cunha – 6
Tony, Adelino e Ricardo – 7
Sérgio – 8
Couto – 9


Homem do Jogo


Ricardo Couto – 9

Não podia desejar melhor estreia. Terá de corrigir alguns posicionamentos a defender, mas já deu para perceber que será um elemento muito útil, essencialmente pela velocidade, mas também (como se viu neste jogo) pela facilidade de remate.


Outros destaques

Sérgio foi o principal dinamizador do ataque da equipa. Fez duas assistências e merecia ele próprio o golo… mas atirou à trave.


Ricardo Silva voltou às quadras e esteve bem. Nem pareceu que já não jogava desde a segunda jornada da época passada. A ver vamos se não tem uma recaída, pois já se sabe da sua utilidade.

1 comentário: