sexta-feira, 12 de julho de 2019

Histórico



Não há muito a dizer senão que é plenamente merecido. Não pelo que fizeram na final, que foi um jogo equilibrado, mas pelo muito que fizeram e mostraram ao longo da época. Os homens da Adira mereciam este prémio.


   


Final da Taça Primavera 2019
8 de Julho de 2019, 21h30 horas

A400, 0
G. D. Adira, 0 *
(2-3 em penalties)

Pavilhão da Escola Fontes Pereira de Melo, no Porto

G. D. Adira – Zé Fernando; Tony [cap], Pedro e Adelino; Camarinha.
Jogaram ainda: Sérgio, Rui e Diogo.
Tr: Joaquim Miranda


 


Terceiro jogo contra este adversário e no fundo aquele em que se sentiu mais que se jogava contra o campeão. Antes deste uma vitória e um empate que alimentavam a esperança de um final feliz para os homens da Adira.

A Adira foi a jogo com os oito “habituais”, no fundo na máxima força. Já se esperava um jogo muito equilibrado, mas poucos, muito poucos, apostariam num empate a zero. A verdade é que o empate é justíssimo. A Adira teve poucas oportunidades de golo. Talvez apenas uma ou duas…
A A400 teve uma mão cheia delas, mas esbarrou na qualidade superior de Zé Fernando na baliza. E quando não era o “Balizas”, era um companheiro a impedir o golo. Recordo-me de Pedro a defender com a barriga, ou Adelino a cortar in extremis, quando a bola ia para o elemento ao segundo poste.

O empate sem golos acabou por ser… natural.

   
 


Seguiram-se os penalties. Tony e Adelino, capitão e estrela da companhia, no fundo os jogadores mais em destaque da época, assumiram a responsabilidade e deram o passo em frente. Para fechar a série de 3, uma escolha improvável, mas que se viria a revelar feliz. Zé Fernando garantiu que defenderia um penalty e candidatou-se mesmo a bater o ultimo. Contra tal confiança não há nada a opor.
Acabou por não defender, mas também há algum mérito na forma como se “ocupa” a baliza e se “obriga” o adversário a colocar “demasiado” a bola. Depois “fechou” os olhos e atirou com toda a força, partindo depois num deslizar de joelhos que deu inicio aos festejos. Merecido!!!

O resto é história e festa…




Os penalties

1-0                Andre Barbosa atira para o lado esquerdo de Zé Fernando.

1-1                Tony atira para o lado direito. A bola entra quase no meio, mas o guardião “cai” para o outro lado.

2-1                Tiro de Leonardo a entrar abaixo da barra. Zé Fernando abaixou-se.

2-2                Inácio advinha o lado, mas Adelino atira colocadíssimo. A bola bate no poste direito e entra.

-                   Jefrey falha redondamente atirando um metro ao lado do poste direito.

2-3                Zé Balizas atira de bico, em força para o meio.




Homem do Jogo

Zé Fernando – 8

Se duvidas houvesse quanto ao homem do jogo, os penalties ajudariam a esclarecer. Já tinha defendido tudo durante os 40 minutos. Nos penalties não defendeu nenhum, mas foi lá bater o ultimo e arrumou com a questão.




Outras notas

Tony, Pedro, Camarinha, Sérgio e Rui – 7
Diogo - 6



Sem comentários:

Enviar um comentário