segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Surpresa



Resultado inesperado rouba à Adira a liderança isolada. Não é dramático, mas não era jogo para "escorregar" e também não foi por falta de aviso. Há que levantar a cabeça e vencer o próximo jogo, contra um adversário que será bem mais complicado que este.


5ª jornada da Liga Empresarial 2019/20
18 de Novembro de 2019, 21h45 horas

G. D. Adira, 2
Simples Energia, 2

Pavilhão da Escola Garcia da Horta

G. D. Adira – Belinha; Rui (1), Pedro e Adelino; Gaiato (1).
Jogaram ainda: Tony [cap], Camarinha e Diogo.
Tr: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 1-0
Marcha do marcador: 2-0; 2-2


É o que dá fazer a crónica uma semana depois do jogo. Já não me lembro da maior parte das incidências do jogo… ou então não quero lembrar.
Sei que a Adira fez o suficiente para conseguir mais três pontos. Não fez um grande jogo como na jornada anterior, mas fez o suficiente. A “sorte” não o quis. Há jogos assim…

O jogo não podia ter começado de melhor forma. Rui colocou a Adira na frente logo ao segundo minuto. Durante toda a primeira parte a Adira dominou o jogo, mas terá cometido alguns erros. Desde logo o mais óbvio, não voltou a marcar.
Mas mais importante que isso, contra um adversário com apenas seis elementos disponíveis, nunca conseguiu impor um ritmo de jogo que levasse ao desgaste do adversário. Talvez porque não achasse necessário, tal era a diferença de valor entre as equipas. Parecia ser uma questão de tempo até que o resultado avolumasse…
Nesse aspecto também houve mérito do adversário, que nunca perdeu o norte e nunca veio desesperadamente para cima da Adira. A Simples Energia manteve sempre a compostura e nunca subiu as linhas, acabando por ser recompensada pela paciência e perseverança.

O segundo tempo começou como o primeiro, com um golo madrugador da Adira. Desta vez foi Gaiato a marcar e mais uma vez, a coisa parecia bem encaminhada para um resultado mais volumoso.

Tal não aconteceu. Tal como na jornada anterior, após o 2-0 a Adira sofreu um golo na marcação de um livre. Não é uma coincidência, mas sim o reflexo de muitas faltas em zona perigosa. Belinha podia ter feito melhor, tal como Zé Fernando no ultimo jogo, mas é um remate de muito perto, quase um penalty.

E se contra a Ageas a Adira reagiu bem e foi para cima do adversário, aqui nem deu para isso. Logo no minuto seguinte, novo livre, desta vez mais trabalhado, mas com o mesmo resultado.

Sobravam 15 minutos e um resultado que não interessava. Os homens de Canelas carregaram em cima dos contrários. Às vezes com a ajuda de Belinha no meio campo ofensivo, mas nem assim conseguiram derrubar a barreira adversária. E não foi por falta de oportunidades. Adelino chegou a atirar à barra. Camarinha encostou para golo certo, mas o guardião Alexandre fez defesa miraculosa… a bola “não quis” entrar e a Adira perdeu 2 pontos e vantagem na tabela classificativa.

Segue-se a "Blip" e a oportunidade de voltar a provar o nosso valor.



O “filme” dos golos ao minuto

2m     1-0     Arrancada de Gaiato pela ala direita. No corpo a corpo com o defesa, consegue ganhar espaço para chutar, apesar do ângulo apertado. O guardião defende, mas deixa a bola fugir e Rui aproveita para concluir quase em cima da linha de golo.


21m    2-0     Toque de Pedro para Gaiato. Na posição de pivot segurou a bola e rodou para o melhor pé, chutando então cruzado.

24m    2-1     Livre à entrada da área a castigar falta de Gaiato. Domingues chuta directo e a bola passa entre a barreira e o guardião.

25m    2-2     Novo livre, sensivelmente no mesmo sitio. Desta vez a bola consegue rodar para o lado direito da área e é Azevedo a chutar para o fundo das redes.





Homem do Jogo

Bruno “Gaiato” Cruz – 7

Assistiu e marcou e esteve aí a base para uma boa actuação. Faltou (e falta) controlar algum excesso de impetuosidade, principalmente nos despiques defensivos e conseguirá elevar o seu jogo ao patamar seguinte.


Os Outros

Belinha, Tony e Camarinha – 6
Pedro, Adelino e Rui – 7
Diogo (s/n)

Sem comentários:

Enviar um comentário