domingo, 1 de dezembro de 2019

Blip: check!



Boa exibição e resultado ainda melhor, num teste muito complicado. Perante um dos mais fortes candidatos à fase final e um outsider na luta pelo titulo, a Adira não vacilou e conseguiu um resultado galvanizador, mas que não espelha as dificuldades encontradas.





6ª jornada da Liga Empresarial 2019/20
26 de Novembro de 2019, 20 horas

Blip, 1
G. D. Adira, 4

Pavilhão da Escola do Cerco do Porto

G. D. Adira – César; Sérgio, Tony [cap] e Adelino (2); Gaiato (1).
Jogaram ainda: Camarinha, Pedro e Ricardo.
Tr: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 0-0
Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 1-4



Que bela equipa tem este Blip. Daciano é o goleador e João Zão o principal dinamizador de jogo, mas à parte destes dois que são os mais “vistosos”, toda a equipa é boa, incluindo o seu guardião.

Tanto a primeira como a segunda parte foram de muito equilíbrio. Para a segunda parte ficaram guardados os golos, mas na primeira não faltaram oportunidades. Adelino teve a mais flagrante, de penalty a castigar derrube de Camarinha na área, mas atirou para a defesa do guardião. Antes disso já Cesar desviara para o poste um remate de fora da área.
Por diversas vezes o golo andou perto…

Ainda na primeira parte, registo para a lesão de Ricardo. Tinha praticamente acabado de entrar, quando ao fazer um corte in extremis, voltou a picar a lesão na coxa.

No segundo tempo o golo “desbloqueou-se” e entraram logo cinco. Começou aos três minutos, com um tiro “certeiro”(?!?) de Adelino, não sem a ajuda de um pequeno desvio num defesa.
Com a vantagem a Adira passaria a jogar na “sua praia”, mas a vantagem só aguentou cinco minutos. Nuno Mota repôs o empate num lance em que fez a defensiva da Adira parecer um grupo de anjinhos.

A alegria da Blip duraria ainda menos. Camarinha aproveitou um passe de Sérgio, com tanto de simples como de genial, para colocar a Adira de novo na frente.

Até aparecer novo golo viveu-se um longo período de emoções mistas. Por um lado, a Adira sofria como podia a pressão do adversário. João Zão chegou a desperdiçar um livre sem barreira, após sexta falta muito “forçada”, averbada a Adelino; por outro, quando em posse de bola a Adira fazia o seu jogo de eleição, fazendo “bascular” a bola, quer vertical, quer horizontalmente, para depois de mexer com as marcações contrárias, atacar a baliza. Num desses lances Camarinha acertou no poste…


A dois minutos do fim, nova explosão de alegria após golo de Adelino e a vitória já não poderia fugir. Pelo contrário, haveria se der dilatada por Gaiato, já que a Blip também atingiria a sexta falta e da linha de 10 metros, o pivot da Adira encheu o pé e facturou.


Vitória duríssima e como tal ainda mais saborosa, que deixou tudo “igual” a três jornadas do fim e com apenas uma por disputar antes do grande embate (e já um clássico da Liga), entre o campeão “A400” e o vencedor da Taça “GD Adira”. As duas equipas tem a passagem à fase final bem encaminhada, mas ainda não está garantido e por outro lado é importante passar com vantagem na pontuação. Se por um lado a Adira ainda terá de defrontar a “Caixa Geral de Depósitos”, equipa que fez o campeão escorregar na primeira jornada, já o A400 passou com distinção o adversário que fez a Adira perder pontos, a Simples Energia, para mais num jogo em que não pôde contar com a sua estrela maior.
Tudo isto dá moral ao campeão, mas na próxima jornada jogará contra este mesmo Blip, que se for a jogo com este plantel, será um jogo de tripla.
Até porque a Blip quer disputar as outras duas vagas com CGD e Catão… e um deles ficará de fora.



O “filme” dos golos ao minuto

23m    0-1     Livre em zona frontal, descaído para a esquerda. Gaiato ameaça o remate mas toca para a meia direita, com Adelino a rematar de primeira. A bola desvia num defesa acabando por impedir a defesa do guardião.

28m    1-1     Golo de Nuno Mota, após passar na linha esquerda pelo meio de Sergio e Camarinha.

30m    1-2     Tony pela ala direita. Consegue cruzar para a área, mas o guardião faz bem a mancha e impede o golo de Camarinha. A bola acaba sobrando para Sérgio, na linha de área e este tira o guardião do lance, com um simples passe para a esquerda, onde Camarinha completa de primeira.

38m    1-3     Livre, quase canto, do lado direito do ataque. Gaiato e Pedro para a cobrança, mas é o ultimo que entrega para trás, para Adelino, na frente da área rematar. A bola desvia num defesa antes de entrar.

40m    1-4     Falta ofensiva (a sexta) sobre o guardião da Adira. Na marcação do livre sem barreira, Gaiato atirou forte, para golo.




Homem do Jogo

Adelino Silva – 8

Foi o mais completo entre os homens da Adira, apesar de ter falhado a conversão de um penalty. Lutou, defendeu, fez jogar e… marcou, por duas vezes. É pela segunda vez o jogador da semana e já conta com 4 presenças em 6 possíveis, no “cinco da jornada”.


Os Outros

Tony, Gaiato e Pedro – 7
César, Sérgio e Camarinha – 8
Ricardo (s/n)

Sem comentários:

Enviar um comentário