sábado, 21 de dezembro de 2019

Zé e Lino deram musica



Adira cumpriu com a sua obrigação num jogo sem grande brilho colectivo. A Caixa tinha o apuramento em jogo, mas precisava de ganhar, só que Zé Fernando e Adelino “não foram em cantigas” e foram eles que “deram música”.


9ª jornada da Liga Empresarial 2019/20
16 de Dezembro de 2019, 22,45 horas

Caixa Geral de Depósitos, 2
G. D. Adira, 3

Pavilhão da Escola Garcia da Horta

G. D. Adira – Zé Fernando (1); Tony [cap.], Pedro e Adelino (1); Casais (1).
Jogou ainda: Gaiato.
Tr: Tózé Ribeiro
Disciplina: Gaiato (amarelo por faltas sucessivas)

Ao intervalo: 0-2
Marcha do marcador: 0-2; 1-2; 1-3; 2-3


Uma hora antes a Blip carimbara o apuramento, deixando o Catão em maus lençóis, mas ainda faltava a Caixa vencer, para que os homens do Catão ficassem de fora da fase final.
Pela frente a Caixa tinha um adversário muito complicado, que ainda não perdera qualquer jogo esta época.

A Adira apareceu com ausências de vulto e Tozé ainda surpreendeu com a titularidade de Casais, no lugar habitualmente ocupado por Gaiato. A equipa no seu todo não fez uma grande exibição, no final ainda teve de sofrer um pouco, mas teve em Zé e Lino (qual dupla sertaneja), os dois grandes protagonistas da noite.
A Adira até começou muito bem. Aos dois minutos o golo inaugural, com a bola a passar pelos elementos em campo. Foi o jovem Casais, apenas no seu segundo jogo, a abrir o ativo.

Depois disso, só no ultimo minuto do primeiro tempo é que apareceu o segundo golo… pelo Zé Balizas. Já depois de ter feito uma mão cheia de defesas preciosas, foi preciso o guardião para a Adira voltar a marcar.


No segundo tempo a Caixa conseguiu reduzir relativamente cedo. Livre directo que tem sido um “calcanhar de Aquiles” da Adira.

Prontamente Adelino voltou a colocar a vantagem em dois golos. Assistiu-se então a uma forte pressão dos “bancários” que conseguiram sacar as cinco faltas, quatro delas por Gaiato.

A quatro do fim a Caixa voltou a marcar, colocando forte pressão nos homens da Adira. Um eventual empate não traria nada de positivo à Caixa, mas estragaria a vida à Adira que queria passar à fase final em igualdade pontual com a A400. Depois de alguns sustos lá veio o apito final e a vitória foi consumada.

Para a fase final Adira e A400 arrancarão com 11 pontos; a Blip terá 10 e o Catão, primeiro adversário da Adira, terá 9. Preveem-se grandes jogos em Janeiro.





O “filme” dos golos ao minuto

2m     0-1     Recuperação de bola na área defensiva. Tony toca para Pedro, que deixa para Zé Fernando e este devolve a Tony. O capitão mete em Adelino no meio campo e este faz o passe na diagonal para a corrida de Casais. Com o guardião a sair da área para fazer a mancha, Casais puxa um bocadinho para a direita e atira rasteiro para as redes vazias.

19m    0-2     Defesa de Zé Fernando, mais uma, a travar um ataque perigoso. Apercebendo-se do desequilíbrio no adversário, o guardião da Adira sai pela área fora, com a bola controlada e no meio campo entrega para Adelino, que vai pela ala direita e mete de novo no centro. Na esquerda da área estava já Gaiato preparado, mas é Zé Fernando quem aparece no centro para o remate fatal. Curiosamente falha o remate com o pé direito, mas a bola bate no esquerdo e ganha o rumo da baliza. Golaço!!!


23m    1-2     Livre à entrada da área, a castigar falta de Gaiato. Rui Araújo atira rasteiro e consegue desfeitear o guardião da Adira.

25m    1-3     Tony recebe na direita, puxa para o centro e para o pé esquerdo, mas acaba por perder tempo de remate, tocando para trás. Adelino dá então dois passos rápidos na direção da área e saca um remate forte e cruzado que surpreende tudo e todos.

36m    2-3     Bola metida na área, com Paulo Silva a desviar de forma subtil para golo.



Homem do Jogo

Zé Fernando – 9

O “Balizas” esteve a um nível estratosférico neste jogo, principalmente na primeira parte, onde deu o peito à bola uma mão de vezes e dois dos três golos nascem em defesas do Balizas. O contra-ataque que lançou e ele próprio finalizou, ainda que com sorte ao falhar o remate, mas a meter a bola lá dentro na mesma, foi a cereja no topo do bolo.


Os Outros

Tony e Gaiato – 6
Pedro e Casais – 7
Adelino – 9

Sem comentários:

Enviar um comentário