sábado, 11 de maio de 2019

Arte e sofrimento q.b.



Uma parte com arte e domínio total do jogo e uma segunda parte contrastante, em que a equipa lutou mais do que o que jogou e acabou em “sofrimento”, quando podia perfeitamente ter conseguido uma “goleada das antigas”. Valeu pelos três pontos.


6ª jornada da Liga Primavera 2019
6 de Maio de 2019, 22,15 horas

Ideias Dinâmicas, 3
G. D. Adira, 4

Pavilhão da Esc. EB 2/3 do Viso

G. D. Adira – Carlos; Tony [cap] (1), Pedro e Adelino (1); Rui (1).
Jogaram ainda: Camarinha e Diogo (1).
Tr: Joaquim Miranda

Ao intervalo: 1-3
Marcha do marcador: 0-3; 1-3; 1-4; 3-4




Para o quinto jogo na Liga, a Adira encontrou uma equipa da metade de baixo da tabela, que ainda não tinha qualquer vitória. Na primeira parte o Grupo Desportivo dominou por completo, numa exibição que não diria de luxo, mas com muita arte e qualidade. Veja-se o primeiro e principalmente o terceiro golo da equipa.

Tony abriu o activo bem cedo no jogo e não demorou até que Adelino ampliasse.
Depois foi já com camarinha e Diogo na quadra, no lugar de Pedro e Rui que a Adira chegou ao terceiro. Visão de jogo de Adelino a colocar em Camarinha e altruísmo deste a escolher Diogo, melhor colocado, para se fazer o golo. Belíssima jogada da Adira. Talvez o que se fez de melhor nesta partida.

Diria que nesta altura estávamos mais próximos de alcançar um 0-6, do que de vir a sofrer um golo… mas o desporto é assim (e o futsal então…), pródigo em surpresas.
Marcaram os homens de amarelo no ultimo minuto. Ainda que sem fazer jus ao nome da empresa, sem grandes ideias ou dinamismo, o golo lá apareceu num livre. Mérito para Mesquita que chutou muito forte, mas ficou a sensação que Carlos podia talvez ter feito melhor.



A vantagem de dois golos ao intervalo parecia curta para a diferença das equipas, mas mais curta ainda ficaria no final.

O golo sofrido parecia apenas um percalço, principalmente quando Adelino roubou uma bola e foi sozinho para cima do guardião. Curiosamente, atirou ao poste depois de ultrapassar o ultimo obstáculo, mas Rui completou e fez o 1-4.

Estavam repostos os três golos de diferença. A Adira podia voltar a gerir o jogo a seu belo prazer, provavelmente aumentando a vantagem, mas não foi isso que se passou. A “Ideias Dinâmicas” marcou por duas vezes, num intervalo de dois minutos e deixou o jogo superinteressante. Mais do que os homens da Adira gostariam. Dois golos “estranhos” mas que deram enorme moral à equipa contrária. Ainda que sem grande arte do seu lado, a equipa de amarelo tentava carregar, na esperança de que em pelo menos mais um golo fortuito, pudesse levar pelo menos um ponto deste jogo.

Miranda não quis arriscar a entrada de elementos menos experientes nesta fase. Diogo por exemplo nem sequer entrou no segundo tempo, mas com isso o mister da Adira, assumiu um outro grande risco, o de ver os seus jogadores irem se abaixo fisicamente e com isso abrir mais espaços e conceder mais oportunidades ao adversário.

Felizmente a equipa conseguiu aguentar a vantagem mínima. Em duas ocasiões, por Rui, até esteve muito perto de marcar de novo, mas o guardião foi mais forte em ambos os casos.

Não deixa de ser uma vitória, mas é também uma lição e um alerta para o futuro. Não vamos ter nenhum jogo “fácil”, nem mesmo o próximo contra o ultimo classificado. Basta desconcentrar um pouco ou baixar ligeiramente a guarda e vamos ter problemas…

Para já e com a realização de alguns jogos em atraso, baixamos ao quinto posto, neste caso já fora dos lugares de acesso à segunda fase.   





O “filme” dos golos ao minuto

3m                0-1     Belo passe de Adelino desde a direita do meio campo até à esquerda do ataque. Na recepção de bola, Tony deixa o adversário passar, tocando a bola para o meio. Depois ajeita o esférico e chuta colocadíssimo. A bola ainda bate no poste antes de entrar.

7m                0-2     Recuperação no ataque de Rui. Entrega para Adelino que foge pela esquerda e na tentativa de meter de novo para Rui, acaba por ser feliz…

14m              0-3     Passe de Adelino a rasgar a defesa e a encontrar o colega sozinho no lado direito, à entrada da área. Camarinha recebe e entrega para Diogo encostar do lado contrário.

19m              1-3     Livre a castigar falta útil de Pedro. Descaído para a esquerda, mas ainda afastado da área, Mesquita decide-se pelo remate directo. Carlos ainda toca na bola, mas esta entra como um foguete no ângulo superior mais distante.



24m              1-4     Roubo de bola de Adelino no meio campo. Parte para a área contrária onde finta e ultrapassa o guardião, mas acaba por atirar de pé esquerdo ao poste. Rui que acompanhava o lance fez o mais fácil.

27m              2-4     Sousa vai pela ala, ultrapassa Adelino com alguma facilidade, enfrenta o guardião e remata para golo.

29m              3-4     Remate de Sousa. A bola bate no pé de Pedro e sobe caprichosamente, enganando o guardião da Adira.




Homem do Jogo

Adelino Silva – 7

Já se disse várias vezes que é o jogador “calibre extra” desta equipa, “o Bruno Fernandes” da Adira para quem esteja mais familiarizado com o mundo do futebol. Tanto marca como assiste e é dele que se esperam as maiores façanhas. Compreende-se portanto, que o mister não o queira tirar de campo em situações de “perigo”, ou quando “a vida começa a andar para trás”. O problema é quando se “usa e abusa” de Adelino, levando-o à exaustão. Tal foi visível na segunda parte, quando começou a perder poder de arranque e qualidade nos passes, tendo sido facilmente ultrapassado no segundo golo contrário.
Apesar disso, foi claramente o MVP da partida e para isso bastaria o que fez na primeira parte. Esteve nos quatro golos.


Também em destaque

Tony Silva – 7

Todos estiveram bem e a equipa foi muito homogénea. Adelino foi talvez o que teve mais altos e baixos. Os outros estiveram num nível muito bom no primeiro tempo, baixando na segunda parte, à medida que o cansaço se foi instalando. Diogo e Rui marcaram, Camarinha assistiu. Pedro teve a segurança habitual. Tony esteve ao mesmo nível, mas destacou-se por ter marcado mais um golo, já o quinto, que o coloca nesta fase no grupo dos jogadores (são 5) que estão em segundo na lista de artilheiros.


Outras notas

Todos nota 7

Sem comentários:

Enviar um comentário