segunda-feira, 6 de maio de 2019

E vão duas...



A margem de manobra começa a encurtar. Esta já foi a segunda derrota e ainda nem jogamos com o campeão e com o principal candidato. À parte do resultado, a Adira voltou a fazer um bom jogo, ou pelo menos o suficiente para vencer, tal como já tinha acontecido no jogo com a Chilltek, mas voltou a não ser feliz, sendo penalizado com mais uma derrota.


5ª jornada da Liga Primavera 2019
29 de Abril de 2019, 23,15 horas

G. D. Adira, 2
Winprovit, 3

Pavilhão da Esc. EB 2/3 do Viso

G. D. Adira – Zé Fernando; Tony [cap], Pedro e Camarinha (1); Rui (1).
Jogaram ainda: Adelino, Sérgio e Bruno.
Tr: Joaquim Miranda
Disciplina: Pedro (amarelo por protestos) e Zé Fernando (vermelho por palavras)
Ao intervalo: 0-2
Marcha do marcador: 0-2; 1-2; 1-3; 2-3


Quinta jornada da Liga e quarto jogo da Adira. Duas vitórias e duas derrotas não é um cenário animador, principalmente se considerarmos que estamos a perder pontos com equipas que não são, de maneira nenhuma, superiores.

Do que nos foi dado ver, para as quatro vagas que dão acesso à segunda fase, parece haver dois candidatos naturais. Desde logo a “Leta”, porque são campeões e parecem ter muita qualidade individual e a equipa “A400”, aquela que apresenta o melhor futsal e que conta por vitórias todos os jogos disputados, inclusive contra os campeões nesta jornada.
Se considerarmos que estas duas equipas, em condições normais estarão no top 4, ficam a faltar duas vagas e essas serão preenchidas por duas equipas a sair (quase de certeza) do lote que contém a Adira, a Chilltek, a Winprovit e a Mecwide. Todas as outras parecem estar num patamar ligeiramente abaixo, embora “Msg” e “Simples Energia” se possam tornar outsiders e subir ao grupo de cima.
Ora das quatro equipas deste “segundo grupo” a Adira já está em desvantagem em relação a duas delas, o que não é bom. A margem de manobra é curta…

De volta ao jogo, Miranda promoveu Camarinha e Rui, pela primeira vez ao cinco titular. Ambos haveriam de marcar...
O “Deportivo” entrou bem mas sofreu primeiro. Um lance em que Pedro cai na finta de corpo do melhor jogador dos adversários.

Depois disso o GDA tornou-se ainda mais dono e senhor do jogo, mas na primeira parte não pareceu muito inspirado. Ainda teve algumas situações interessantes no ataque, mas não conseguiu marcar.
Do outro lado a Winprovit aproveitou bem uma falha de comunicação (ou entendimento) entre o guardião e Adelino e fez um segundo golo muito fácil.

No segundo tempo só deu Adira, necessariamente à procura de golos. Marcou muito cedo por Rui e renascia a esperança, mas logo viu a diferença aumentar novamente para dois golos, num lance em que a defensiva da Adira foi lenta a recuperar.

Camarinha haveria de marcar sensivelmente a meio do segundo tempo, mas depois veio o golpe de teatro com a expulsão do guardião e do treinador da Adira.

No primeiro tempo Pedro viu o amarelo por protestos exagerados e neste segundo tempo Zé Fernando viu mesmo um vermelho, num lance em que não se percebeu sequer o que terá dito ao árbitro.
A Adira ficou a jogar com quatro elementos durante dois minutos. Pedro recuou para a baliza e Adelino, Camarinha e Rui compunham o triangulo à sua frente.

A equipa de preto não conseguiu marcar em superioridade numérica…
Passados os dois minutos Tony entrou para completar o cinco e Sérgio (fisicamente debilitado) entrou para a baliza. Camarinha saiu e Pedro ocupou o seu lugar.

Foram cinco minutos de intenso assédio à baliza da Winprovit. Por duas vezes Tony esteve perto do golo. Num lance atirou de primeira à figura do guardião, depois de superiormente assistido por Adelino, posteriormente atirou ao poste, quando tinha Rui a aparecer para encostar.
Também Sérgio tentou o remate como guardião avançado, mas a sorte não quis nada com os homens de cinzento…

No fim derrota frustrante para a Adira. Tal como no jogo com a Chilltek, fez mais do que suficiente e merecia vencer, mas a sorte foi madrasta e nem sequer um ponto levou deste(s) jogo(s).



O “filme” dos golos ao minuto

7m                0-1     Contra ataque da equipa de preto. Rui Ramos entra pela meia direita, com a finta de corpo faz Pedro fechar o meio, mas flete para a direita e atira para golo.

17m              0-2     Ataque da Adira que é rechaçado pela defensiva. O guardião tenta meter rápido no ataque, mas Zé Fernando antecipa-se e corta a bola no meio campo, junto à ala direita. O problema é que depois desentende-se com Adelino, cada um esperando que o outro conduzisse a bola e é Luis Rocha quem a rouba e faz o golo na baliza deserta.


22m              1-2     Perda de bola forçada na defensiva da Winprovit. Rui apodera-se da bola descaído sobre a esquerda da área e atira em jeito, ao poste mais distante.

25m              1-3     Contra ataque da Winprovit. Zé Fernando faz a mancha mas acaba por ser Pedro a impedir a entrada da bola com o corpo. No entanto Luis Rocha chega primeiro à bola que sobrava e faz o golo.

31m              2-3     Adelino ganha no um para um pela ala e toca para o meio. Camarinha recebe na cabeça da área, toca para a direita e fuzila.




Homem do Jogo

Adelino Silva – 7

Segunda parte bem melhor que a primeira. Não marcou até porque de resto esteve com a mira desafinada, mas criou muitos desequilíbrios e merecia sair deste jogo com os três pontos e duas ou três assistências.





Também em destaque

José Fernando – 5

Mostrou excelentes pormenores a defender, mas não se pôs “à defesa” nos protestos e estragou tudo, acabando expulso. Antes disso havia sido útil a criar superioridade no ataque, mas também teve uma falha que ditou o 0-2.


Outras notas

Pedro e Bruno – 6
Tony, Camarinha, Rui e Sérgio – 7

2 comentários: